12x.png
Siga-nos
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
©2017-2019 Todos os direitos reservados. Tudo Sobre Ballet Clássico. Criado por: CarlosAssis

Visão Geral

Aprenda Tudo Sobre Ballet Clássico // 

Balé (do francês Ballet) é um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto. As primeiras apresentações diante da plateia eram feitas com o público sentado em camadas ou galerias, disposto em três lados da pista de dança. São realizadas com o acompanhamento de música clássica.

É um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este gênero de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática. Ele é ensinado em escolas próprias em todo o mundo, que usam suas próprias culturas e sociedades para informar esse tipo de arte. As diferentes técnicas de balé, entre elas mímica e atuação, são coreografadas e realizadas por artistas formados e também acompanhadas por arranjos musicais (geralmente de orquestra mas, ocasionalmente, vocal). É um estilo equilibrado de dança que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança. A sua forma mais conhecida é o balé romântico ou "Ballet Blanc", que valoriza a bailarina em detrimento de qualquer outro elemento, focando no trabalho de pontas, fluidez e movimentos acrobáticos precisos. Esta forma utiliza como figurino o convencional tutu francês de cor branca.

Atualmente existem várias outras modalidades de balé, entre eles balé expressionista, neoclássico e modalidades que incorporam elementos da dança moderna.

Os princípios básicos do balé são: postura ereta; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.

O que significa ballet clássico?

Aprenda Tudo Sobre Ballet Clássico // 

ballet clássico é qualquer um dos estilos tradicionais, formais do ballet que empregam exclusivamente a técnica clássica do ballet. É conhecida por sua estética e técnica rigorosa (como o trabalho de ponta, a participação das pernas e extensões altas), seus movimentos fluidos, precisos e suas qualidades etéreas

Para que serve ballet?

Aprenda Tudo Sobre Ballet Clássico // 

ballet é uma dança que exige movimentos amplos e precisos e membros muito bem alongados, pois a flexibilidade é um componente essencial para uma técnica perfeita. A flexibilidade é um benefício muito importante para o corpo, pois previne dores e encurtamento muscular e ainda promove fortalecimento.

Quando surgiu o balé no Brasil?

Aprenda Tudo Sobre Ballet Clássico // 

Breve história do ballet no Brasil. Pode-se dizer que a história do balé no Brasilcomeçou em 1927, com a vinda da bailarina russa Maria Oleneva para o Rio de Janeiro. ... Eugênia Feodorova chegou ao Brasil em 1955, atuando como mestre debalé e coreógrafa do corpo de baile do Teatro Municipal.

Quem foi a primeira bailarina do Brasil?

Aprenda Tudo Sobre Ballet Clássico // 

Márcia Jaqueline. Márcia Jaqueline (Rio de Janeiro, 16 de julho de 1982) é uma bailarina brasileira. É a primeira-bailarina do balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Desde 1981 é a primeira-bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro já tendo se apresentado na Europa, América do Norte, América Central e América do Sul. Estreou no Municipal com o ballet Coppélia, o que abriu portas para novos convites internacionais.